segunda-feira, novembro 28, 2011

"Oh...o Campeão voltou...."


Vitoria por 3-2 num jogo que demonstrou que o Porto está a caminhar para uns niveis de rendimento próximo do "aceitável".

Este ano não somos claramente uma equipa de bom futebol, de posse como VP tanto pretende (pelo menos até aqui).

Somos sim uma equipa..coesa e estruturada..

Senão vejamos,

No inicio do ano assistimos a um Hulk fulgurante, interventivo na ala, matador na hora de rematar. No entanto esse Hulk desapareceu depois do jogo com o Brasil em que saiu tocado no tornozelo e VP com a concordância da equipa médica "obrigou-o" a alinhar pelo F.C.P escassas horas depois.

A meu ver mal. Desde aí Hulk não foi o jogador de inicio de época e penso que inclusive os adversários já notaram que tocando no tornozelo Hulk fica debilitado...Venha a "forçada" pausa para resolver este pequeno problema...

No entanto Hulk percebeu, ou explicaram-lhe, que mesmo não tendo as arrancadas fulgurantes que tinha antes da "lesão" pode ajudar a equipa, sendo um jogador mais de colectivo e mais de entreajuda..Acontece que, o resto da equipa não tinha ainda percebido que "basta meter a bola no hulk e nos vamos lá só para enconstar" tinha para já acabado..

O que se nota agora, é uma equipa mais coesa, mais em bloco, Defour e Moutinho em constantes movimentações no meio-campo, com Djalma e James a virem buscar a bola mais atras e Hulk a deambular (mesmo sem estar nas alas, a verdade é que rende mais que Kleber e Walter)..

Com um meio campo mais preenchido vemos, como vimos ontem, o Porto a ganhar mais segundas bolas e com a construção do jogo muito mais à frente e muito mais fácil..

Porquê Djalma?

1º Ponto, quais as alternativas? CR e Varela...
Acontece que neste momento VP vê no avançado, um "defesa"..Maicon não está rotinado..Maicon não tem capacidade de fazer o flanco todo..então a aposta recai no Djalma, avançado com caracteristicas adaptáveis a defesa..(lembram-se que na pré-época Djalma foi utilizado como tal...)
Assim, percebendo o "papel" de Djalma, percebe-se fácilmente que Varela está fora..resta CR..e este não garante continuidade..nem estabilidade..como tal, a opção recai no Angolano.

Para quando o "nosso" Porto

Quando Hulk estiver a 100%.
Quando o Porto tiver um ponta de lança de jeito.
Quando Maicon se sentar no banquinho e Sapunaru e Fucile assumirem as preferências.
Quando no Meio Campo, seja a tripla que for, entre Moutinho, Fernando, Guarin, Defour e Bellushi tiverem rotinados...

A crise...?

Passou?

A crise está para agora ultrapassada porque a equipa está mais coesa e mais estruturada e os adeptos não percebendo tacticamente o que se passa, percebem que "temos mais bola" e "mandamos mais". Antes, sem estas adaptações, tinhamos Maicon a nadar na defesa, ele era central, ele era lateral, sozinho...Depois tinhamos Hulk que nunca defendeu e não era agora em inferioridade fisica que o ia fazer..Ou seja, o nosso lado direito era um fosso! Entre um que só atacava e mal, e outro que só defendia...e mal..tinhamos uma avenida que qualquer equipa com um minimo de visão explorava!

Depois Alvaro Pereira..."não corre" (dizem uns), é um "vendido" (dizem outros)..quando na verdade AP fazia o que fez na época passada..subia...mas era compensado, até agora não tinha sido e porquê? Porque o Meio Campo, ainda a perceber as rotinas atacantes não tinha percebido as rotinas defensivas!! Quem viu o jogo ontem, viu várias vezes James Rodrigues a fechar quando AP subia..o que antes não acontecia...Resumindo..equipas atacam pela esquerda, AP no ataque..ninguem a defender, la se exclamava "porra o gajo não corre!!! não desce!!!"...é preciso perceber as coisas antes de falar...

Hulk, visto sempre como o salvador, queria e institia em afirmar-se como tal...dai tentava resolver como sempre, mas agora em deficit de forma..resultado? As coisas não saiam bem, perdia a bola, era a assobiado..desmotivava...

E VP? É inocente? NÃO! É cada substituição que ninguem percebe..O discurso? Meu deus.."O jogo com o Braga é de grande emotividade" (onde é que o gajo sacou isto?)..No entanto é o nosso timoneiro, e enquanto tal, é deixar o homem trabalhar....

Sem comentários:

Enviar um comentário